top of page

Novo projeto! Coronel Camilo quer consolidar programa Vizinhança Solidária


O Deputado Coronel Camilo (PSD) protocolou, nesta semana, um Projeto de Lei 904/2017, que institui oficialmente o Programa Vizinhança Solidária no Estado de São Paulo. Criado em 2009, o programa é uma iniciativa da Polícia Militar paulista e procura promover maior integração entre vizinhos, auxiliando-os a se ajudarem mutuamente na vigilância no entorno de seus lares. O objetivo é combater os roubos e furtos.


Coronel Camilo era o Comandante-Geral da Corporação, em 2009, quando começaram as primeiras experiências deste programa. À época, policiais militares promoveram a aproximação de vizinhos ao proferirem palestras para síndicos, moradores e zeladores de edifícios localizados no bairro do Itaim-Bibi, zona sul da cidade.


O programa evoluiu e foi se expandido por diversos bairros. Segundo a propositura protocolada pelo Deputado Coronel Camilo, a implementação do programa poderá ser feita pela Polícia Militar e por representante dos moradores, podendo haver a participação do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) da região.


Policiais militares participarão de reuniões com os moradores para orientação e esclarecimentos sobre ações comunitárias preventivas e outras medidas de segurança. Para o Deputado, “medidas como essa, aumentam o sentimento de pertencimento do cidadão à sua rua, ao seu bairro, à praça, à escola, enfim, ao seu redor, além de estimular o zelo, a troca de informações e solidariedade entre os participantes”.


Na justificativa do projeto, Coronel Camilo aponta que “nos locais onde o Programa Vizinhança Solidária foi implementado, houve considerável redução no índice de ocorrências criminosas, por vezes até zerou a notificação de crime no local”.


Arquivo de notícias

bottom of page