top of page

Guardas municipais recebem homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo


O Deputado Estadual Coronel Camilo (PSD) homenageou, nesta segunda-feira, em Sessão Solene na Assembleia Legislativa, todas as guardas municipais do Estado. Na ocasião, Camilo, que foi Comandante-Geral da Polícia Militara por três anos, lembrou a importância do trabalho das guardas em São Paulo. “As guardas são um grande auxílio às forças de segurança”, diz. “São principais responsáveis pela segurança primária”, acrescenta.

Na oportunidade, Camilo ainda destacou que as guardas também fazem a diferença na manutenção da ordem dos parques, logradouros, escolas e exercem uma atividade fundamental no combate à desordem urbana, melhorando cada vez mais os espaços públicos. “Aqui em São Paulo, especialmente, na área social, têm ajudado bastante também na área da Cracolândia e no resgate de pessoas que mais precisam naquele local”, lembra. Hoje, somente na capital, cerca de 6 mil guardas trabalham diariamente nas ruas. Segundo o Deputado Coronel Camilo, no período em que comandou a região central da cidade, ele teve um apoio incondicional da Guarda para o controle do comércio irregular, como camelôs espalhados em pontos não permitidos. “Fico feliz de poder homenagear, em Sessão Solene, esses homens e mulheres que merecem valorização”, cita Camilo ao recordar que a guarda segue a filosofia de proteção comunitária.

Ao longo da Sessão Solene foi divulgado um vídeo com um resumo do trabalho das guardas. Foram veiculadas imagens de equipamentos utilizados em serviço e áreas de atuação. Estavam na mesa principal: Coronel Camilo, o Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, Coronel Wanderlei Ramos, Comandante do CPA-M/2, Deputado Coronel Telhada e o General de Brigada, Ricardo Miranda Aversa, que representou o Comandante Militar do Sudeste, General João Camilo Pires. O Comandante da Guarda de São Paulo, Inspetor Adelson de Souza, também ocupou a mesa.

Memória - No caso da GCM paulista, ela foi criada em 1986, na gestão Jânio. A primeira turma era composta por 150 agentes.


Arquivo de notícias

bottom of page