top of page

Coronel Camilo propõe metrô e trem gratuitos para Policiais Militares


Na quarta-feira (16/08), o Deputado Coronel Camilo protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei 756/2017, que autoriza o Poder Executivo a conceder aos Policiais Militares, fardados ou em trajes civis, isenção de tarifa nos transportes públicos de passageiros operados pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ) e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nas regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.

Para ter acesso à isenção, o policial militar deverá apresentar documento de identidade ao funcionário da bilheteria, que lhe fornecerá a passagem ou a autorização para o embarque.

“O policial militar tem obrigação de garantir a segurança e prestar socorro mesmo não estando em serviço. Sua presença é importante para transmitir e garantir a tranquilidade à população”, afirma Coronel Camilo, autor do projeto.

A proposta, que inclui a concessão do benefício ao Policial Militar à paisana, ou seja, em trajes civis, tem como objetivo reduzir a letalidade contra policiais. Ao retornarem para suas casas após o fim do expediente, muitos PMs correm risco de morte por estarem fardados no transporte público. Além disso, a medida reduz o impacto financeiro no orçamento mensal deste profissional, que está há três anos sem reajuste no salário. “Outra vantagem desta proposta é que os ônibus estarão mais seguros com a presença de Policiais Militares em trajes civis, uma vez que é função inerente à atividade policial a manutenção da ordem e da segurança”, afirma Coronel Camilo. “Assim, todos saem ganhando”.


O Deputado Coronel Camilo também é autor do PL 943/2015, que concede aos Policiais Militares isenção de tarifa no transporte coletivo intermunicipal. O projeto está pronto para votação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.



Arquivo de notícias

bottom of page