top of page

Homenagem à Cavalaria da PM


O Deputado Estadual Coronel Camilo, Líder do PSD na Assembleia Legislativa de São Paulo, presidiu, na noite de ontem (10), uma Sessão Solene em homenagem ao Regimento de Cavalaria 9 de Julho, uma das mais tradicionais unidades da Polícia Militar do Estado e que é subordinada ao Comando de Policiamento de Choque.


“Com imenso orgulho proponho essa homenagem aos homens e mulheres que compõem esta importante tropa", afirmou Camilo, que foi Comandante-Geral da PM por três anos (2009 a 2012). O Dia da Cavalaria, oficialmente comemorado em 10 de maio, lembra também a data de nascimento do Marechal Manuel Luiz Ozório, considerado o Patrono da Arma de Cavalaria.


Camilo explicou que o Regimento é a unidade que conserva as tradições desde os "130 de 31", sendo que 30 homens foram destacados para a composição da Cavalaria, no início da Milícia Paulista, nos ano de 1831". O Deputado disse, ainda, durante a solenidade, que foi o responsável por retomar a tradição de oferecer a espada ao primeiro colocado da Academia na arma de Cavalaria.


Para o Comandante-Geral da PM, Coronel Nivaldo Restivo, que anteriormente comandou o Choque, a Cavalaria realiza um papel importante de apoio a todas as ações do policiamento ostensivo e em jogos de futebol, e como tropa de choque em manifestações e outras operações. O oficial fez questão de destacar que, entre os presentes, estava um policial com 33 anos de trabalho somente no Regimento.


O Comandante do Regimento, Coronel Marcelo Vieira Salles, também esteve na mesa de autoridades, e agradeceu o Deputado Camilo pela homenagem. Na ocasião, foi mencionado o trabalho que os cavalos realizam também para crianças, oferecendo Equoterapia no Parque da Água Branca, na zona oeste.


O presidente da ALESP, Deputado Cauê Macris, esteve no evento. Também estiveram na mesa o Deputado Estadual Coronel Telhada, o Tenente Coronel Di George Cerqueira, que representou a Coronel Helena dos Santos, Secretária-Chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil, além de Rubens Araújo, que representou o Comando Militar do Sudeste, General de Exército Mauro César Lorena Cid.



Ao término do encontro, ao menos 15 policiais receberam certificados pelos excelentes serviços oferecidos à sociedade. Em seguida, Coronel Camilo convidou todos os presentes a visitaram a exposição sobre a história da Cavalaria, que inclui fotos e artigos do Regimento. As peças estarão disponíveis no Hall Monumental da Assembleia até quinta-feira, dia 13.



Arquivo de notícias

bottom of page