top of page

Coronel Camilo faz palestra sobre cidadania no 5º BPM/M


“O papel do policial militar na cidadania.” Foi com esse tema que o Deputado Estadual Coronel Camilo, líder do PSD na Assembleia Legislativa, abriu uma palestra ministrada hoje, dia 10, na sede do 5º Batalhão de Polícia Militar, na zona norte. Pelo menos 50 policiais estavam presentes, além do atual Comandante, o Tenente Coronel Ricardo de Freitas Villalva. Na ocasião, o Deputado Coronel Camilo passou em revista à tropa e participou do hasteamento da Bandeira.


O Coronel Francisco Giannoni, que trabalha com Camilo na Assembleia, acompanhou todo o trabalho ao longo da manhã. Por volta das 10h, Camilo abriu a exposição falando dos princípios que norteiam todas as ações da Instituição. São eles: Diretos Humanos, Polícia Comunitária e Gestão pela Qualidade. “A polícia sempre age com foco no cidadão. Ela tem esse compromisso”, diz o deputado, que comandou a PM de São Paulo por três anos, de 2009 a 2012.


Outro ponto abordado no encontro do 5º BPM/M foi o uso dos chamados hotspots do crime - áreas com maior concentração de delitos. De acordo com o Coronel Camilo, são pontos localizados em um mapa e que correspondem à localização dos crimes. “A partir disso, a polícia pode atuar fortemente no sentido de prevenir e combater determinadas ocorrências”, explica. “As marcações no grande mapa são geradas a partir de ligação de vítimas para o telefone 190 da PM e boletins de ocorrências registradas nas delegacias do Estado”, acrescenta.


Como todos os presentes trabalham na rua, Camilo destaca a relevância do patrulheiro de estar sempre bem fardado e asseado, cuidar do seu equipamento, zelar pela base que trabalha – seja ela fixa ou móvel e, com isso, causar uma boa impressão a todos. “E nunca podemos perder a educação com as pessoas. É preciso orientar sempre o cidadão e agir com firmeza, quando necessário. São ações corretas”, recomenda. “A cidadania precisa prevalecer. Precisamos ser corteses”, finaliza.


Veja todas as fotos deste evento em: Facebook: Coronel Camilo



Arquivo de notícias

bottom of page