top of page

Carregadores da CEAGESP são homenageados pelos trabalhos oferecidos


Solenidade foi realizada em 19 de setembro, por iniciativa do Deputado Estadual Coronel Camilo


O Deputado Estadual Coronel Camilo, líder do PSD na Assembleia Legislativa, presidiu na Casa, em 19 de setembro, um Ato Solene para ressaltar o trabalho oferecido diariamente pelos carregadores da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).


Na mesma data, Camilo anunciou a criação de um Projeto de Lei de sua autoria com o objetivo de criar o Dia do Carregador da CEAGESP. O PL, 622/2016, passou pela Comissão de Constituição e Justiça até ser votado em plenário da Assembleia.


No encontro, realizado às 19h, o deputado enalteceu a função dos carregadores que, segundo ele, dedicam a maior parte do tempo em levar alimentos frescos até a casa dos cidadãos. “Muitos podem não lembrar o quanto os carregadores estão empenhados nessa missão e o quanto se esforçam para que os produtos cheguem bons até residências”, diz o deputado.


Dados da CEAGESP mostram que existem 13 entrepostos espalhados pelo Estado: um deles, o Entreposto Terminal São Paulo, é a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores e pescados da América Latina. Criado há 47 anos, o terminal conta com cerca de 4 mil carregadores, sendo 12 mil em todo o Estado.


Os carregadores lotaram o Auditório Paulo Kobayashi. Estiveram na mesa principal o Deputado Federal Walter Ihoshi, o presidente da CEAGESP, Antonio Carlos do Amaral Fillho, e o Presidente do Sindicato dos Carregadores (Sindicar) - José Pinheiro de Souza.


Confira a lista de homenageados:


Francisco Vieira Fortaleza, de 79 anos - Carregador mais antigo em atividade, natural Campos Sales (CE). Trabalha como carregador desde 1967. Começou na profissão quando o mercado funcionava na Rua da Cantareira (Atual Mercado Municipal).


Presidente do Sindicato dos Carregadores (Sindicar) - José Pinheiro de Souza, nascido na cidade de Pio IX (PI). Começou a trabalhar na CEAGESP assim que chegou a São Paulo, primeiro descarregando cebolas, depois no setor de frutas e legumes, tendo entrado na Associação dos Carregadores para em 1990 fundar o Sindicar, de onde é presidente desde então.


Deputado Federal Walter Ihoshi - pela indicação da propositura.


Dra. Sueli de Castro Gomes - que desenvolveu uma tese sobre a rotina dos carregadores. É professora do Departamento de Geografia Universidade Estadual de Maringá.



Arquivo de notícias

bottom of page