top of page

Mulheres no comando: PMs são homenageadas na Assembleia


O Deputado Estadual Coronel Camilo e o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Fernando Capez, homenagearam, nesta sexta-feira, em Sessão Solene na Assembleia Legislativa, todas as policiais militares de São Paulo. A data é celebrada oficialmente dia 12 de maio de cada ano. Na oportunidade, sete policiais receberam flores como forma de agradecimento pelos serviços prestados aos paulistas.

Hoje, aproximadamente 10 mil mulheres trabalham na PM em diferentes áreas, como Grupamento Aéreo e até nas Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (ROCAM). Segundo o Deputado Coronel Camilo, a entrada das mulheres nas fileiras da polícia ocorreu há 61 anos. “A mulher pode chegar aonde quiser. Para mim, é um privilégio fazer essa homenagem com o Deputado Dr. Capez e reconhecer quem tanto ajuda o cidadão”, afirmou Camilo.


Capez enalteceu as atividades das policiais e fez um agradecimento especial às PMs que estão, dia a dia, fazendo a proteção dos parlamentares na Assembleia. Coronel Camilo foi Comandante-Geral da Instituição por três anos e ressaltou as ações em prol das mulheres. “Unifiquei os quadros feminino e masculino, ou seja, as policiais têm as mesmas chances de ingresso e mobilidade dentro da Corporação, bem como iguais possibilidades de realização profissional dentro da polícia”. Como Deputado, Camilo indicou ao Governador Geraldo Alckmin uma redução para 25 anos para tempo mínimo de contribuição para que mulheres policiais obtenham aposentadoria.



Fizeram parte da mesa da Sessão Solene o Presidente da Assembleia, Fernando Capez, os deputados Coronel Camilo, Coronel Telhada e Delegado Olim, além do Deputado Federal Major Olímpio. Também ficou em local de destaque o Comandante-Geral da PM, Coronel Ricardo Gambaroni e o vereador da cidade de São Paulo, Andrea Matarazzo.


O "Dia do Policial Militar Feminino", a ser comemorado anualmente no dia 12 de maio, foi instituído pela Lei 11.249, de 4 de novembro de 2002, oriunda do projeto de lei número 282/2001, do então Deputado Cabo Wilson Morais.



Confira a lista de homenageadas:


SOLDADO PM ANDRÉA DA SILVEIRA DIAS ( 1º CIA 12ºBPM )

CABO VÂNIA RODRIGUES DE OLIVEIRA (ALESP)

CABO MARCIA APARECIDA ROMÃO (ALESP)

1º TENENTE MÉDICA LUCIANA MARIA FERNANDES GUERRA (CENTRO

MÉDICO DA PM )

CORONEL PM MARIA APARECIDA DE CARVALHO (ETERNA COMANDANTE DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PM)

CORONEL FÁTIMA RAMOS DUTRA

CORONEL VITÓRIA BRASÍLIA DE SOUZA LIMA (CHEGOU A SER SUBPREFEITA DO IPIRANGA E PARELHEIROS)


Arquivo de notícias

bottom of page