top of page

Coronel Camilo e ONU homenageiam policiais e personalidades civis



No dia 14 de abril, o Deputado Estadual Coronel Camilo homenageou 108 policiais militares, bombeiros e personalidades da sociedade civil pela relevância dos serviços prestados à população. Entre os condecorados, foram destacadas na cerimônia algumas histórias de bravura e dedicação às vítimas nas ocorrências.


Em 12 de março de 2016, durante combate a incêndio em shopping popular do Brás, no centro de São Paulo, o Sargento Rodrigo Sighi Bertolo foi atingido por uma parede, que desmoronou enquanto tentava conter o fogo. O bombeiro ficou preso aos escombros por quase uma hora, com a perna esmagada. Com o apoio dos companheiros do Corpo de Bombeiros, foi resgatado e socorrido no Hospital das Clínicas. “Mesmo com risco à sua integridade física, Bertolo se manteve firme na defesa da sociedade”, afirmou o Deputado Coronel Camilo, proponente da cerimônia, parabenizando o sargento pela sua conduta.


No dia 10 de março de 2016, devido às fortes chuvas que atingiram o município de Francisco Morato, a unidade de suporte avançado do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros atendeu ocorrência de desabamento que resultou no soterramento de uma menina de seis anos, que ficou presa a uma viga em meio de vazamento de gás. O resgate durou cerca de 10 horas, sob chuva torrencial, com risco do alastramento do vazamento de gás e de outros desabamentos. Mesmo com todas as adversidades, a equipe não desistiu e resgatou a criança com sucesso, que foi encaminhada ao hospital das clínicas pelo helicóptero da PM.


Durante a cerimônia presidida pelo Deputado Coronel Camilo, foram entregues as medalhas Tiradentes, Cinquentenário, Jubileu de Prata, Grau Cavaleiro e a Medalha Oficial da Paz.


Foram realizadas nos dias 22/10/15, 19/11/15, 18/12/15, 16/02/16, 17/03/16 e 14/04/16, seis edições de entrega de medalhas, outorgas e menções honrosas a personalidades civis, militares e religiosas pela Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz da ONU na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sob a presidência do Deputado Coronel Camilo.


O objetivo da cerimônia é prestar homenagem às personalidades que se destacam em defesa da paz internacional e no Brasil com suas ações beneméritas. Ao todo foram homenageados com as diferentes condecorações mais de 800 pessoas, entre policias militares, membros da ABFIP ONU, empresários e religiosos.


Os Boinas Azuis são voluntários que deixam seus lares para enfrentar condições adversas na defesa da vida e da paz dos cidadãos em todo o mundo. “É louvável a iniciativa da criação das comendas para oferecer aos que lutam pela preservação dos valores tradicionais da sociedade brasileira”, afirmou o Deputado Coronel Camilo.






Arquivo de notícias

bottom of page