top of page

Academia de Polícia Militar do Barro Branco tem novo comandante


A partir desta quarta-feira, 24/06, a Academia de Polícia do Barro Branco tem um novo comandante. Assumiu o comando da formação dos oficiais de São Paulo o Coronel Celso Luiz Pinheiro, que substitui o Coronel Reynaldo Simões Rossi. Celso Pinheiro será o 60º comandante da Academia.


O deputado estadual Coronel Camilo foi representado na cerimonia de passagem de comando pelo seu chefe de gabinete Coronel Danilo Antão, acompanhado do seu assessor parlamentar Coronel Giannoni. Os Coronéis Álvaro Camilo e Celso Pinheiro chefiaram o Comando de Policiamento de Área Metropolitana no Centro da Capital e trocaram, por diversas vezes, experiências de comando.


O comandante Celso Pinheiro graduou-se pela Academia do Barro Branco em 1984, especializando-se na mesma instituição no tema Ciências Policiais e Ordem Pública três anos depois. É bacharel em ciências jurídicas pela Universidade de Guarulhos (1991). É mestre e doutor em Ciências Sociais, Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Policia Militar de São Paulo (CAES).


Celso Pinheiro serviu ao Regimento de Polícia Montada 9 de Julho; 12º e 34º Batalhão da PM Metropolitana na Capital; 3º Batalhão de Choque; 44º Batalhão da PM Metropolitana em Guarulhos e no policiamento de área no Centro de São Paulo. Tem diversas medalhas de reconhecimento da sua trajetória na Polícia.


O Coronel Reynaldo Simões Rossi, em seu discurso de transmissão de cargo, saudou o seu sucessor e referiu-se à Academia como “a joia da Coroa”, como uma protagonista na complexidade da melhoria da oferta do serviço de segurança publica à população.


Em seu discurso de posse, o Coronel Celso Pinheiro emocionou-se e prometeu dar continuidade à tradição na excelência da formação de oficiais do Barro Branco. “Representamos parte de uma instituição que, neste ano, completará 184 anos de existência. Vamos continuar a levar adiante os projetos já em andamento e prezaremos pelos valores éticos e morais, pela disciplina, hierarquia e respeito incondicional ao ser humano”, afirmou.


O novo comandante do Barro Branco comprometeu-se a sugerir novos currículos na formação dos oficiais na área de ciências policiais, de segurança e ordem publica; assim como o de tecnólogo em administração policial militar, acompanhando as inovações na formação da carreira. “Manteremos a excelência na arte de ensinar”, promete.




Arquivo de notícias

bottom of page