top of page

Para abrigar é preciso planejamento


A cidade de São Paulo é uma das maiores do mundo e, com isso, atrai milhares de pessoas todos os dias em busca de melhores condições de vida - o que não é errado quando se chega à capital por seus próprios meios e com algum trabalho em vista.


Estamos acompanhando a vinda de haitianos, encaminhados pelo governo do Acre. Sem qualquer aviso, demonstrando uma total falta de planejamento, para dizer o menos: o resultado está sendo mostrado pela mídia. As pessoas não têm local para dormir, se amontoam numa paróquia no Centro, e muitos daqueles que ainda não se estabeleceram chegam a passar fome.


A situação destas pessoas é degradante. A Prefeitura precisa avaliar a capacidade de recepcionar e abrigar estes imigrantes de forma que eles tenham um mínimo de bem-estar. No final do ano passado, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania divulgou que daria início ao cadastro dos imigrantes para que fossem incluídos na listagem do programa Bolsa Família.


Recentemente, acompanhamos a informação que a Prefeitura e uma universidade farão o cadastro dos imigrantes que chegam a São Paulo sem qualquer tipo de documento. Uma iniciativa importante, porém, tardia. O município deveria ter feito isto assim que os ônibus vindos do Acre estacionaram na cidade.


A pesquisa deve ter estes dados cruzados com aqueles já tabulados pelo cadastro para a inclusão no Bolsa Família iniciado em dezembro de 2014. Desta forma a prefeitura poderá ter, mais claramente, qual é a sua população real de imigrantes, quais são seus principais anseios e problemas; e assim organizar melhor os espaços para abriga-los.


Novos abrigos estão sendo construídos para esta população, entretanto não é o bastante. É preciso pulso firme do poder público e um contato estreito com o Governo Federal para resolver esta situação. Entendemos o lado dos imigrantes, mas também não é certo acolhermos as pessoas, sem ao menos ter um plano para isso. Todos merecem ser tratados com respeito e dignidade.


*Artigo publicado no Jornal de Bairros Associados

Arquivo de notícias

bottom of page