top of page

Fórum sobre segurança debate Vizinhança Solidária


Estão abertas as inscrições para o próximo encontro de A Região em Pauta, na segunda-feira (5), a partir das 14 horas. Segurança será o tema central do fórum, o oitavo deste ano. A Região em Pauta é um projeto de A Tribuna que tem por finalidade discutir temas importantes para a região, convidando especialistas e autoridades. Este é o terceiro ano do projeto, em um total de 22 encontros.


Vizinhança Solidária será o tema do primeiro painel. Ele terá a participação de lideranças comunitárias e de bairros onde essa iniciativa já existe, como Boqueirão, em Santos, e Vila Fátima e Vila Valença, em São Vicente.


Também participará desse painel Alvaro Batista Camilo, o Coronel Camilo, deputado estadual pelo PSD e autor do Projeto de Lei 904/2017, que instituiu a Vizinhança Solidária como uma política pública em todo o Estado, pela Lei 16.771, de 18 de junho último.


A proposta é que os moradores, de forma voluntária, recebam orientações da Polícia Militar e estejam treinados para avisar qualquer situação suspeita e compartilhar informações com os agentes públicos.


Na Baixada Santista, essa organização comunitária já funciona em alguns bairros. Mais recentemente, foi instituída no Boqueirão, onde casas e condomínios vêm sendo invadidos e seus moradores assaltados.


No ano passado, também foi formalizado na Vila Fátima, em São Vicente, onde um jovem foi morto na porta de casa quando chegava do trabalho.


Pelo Vizinhança Solidária, os moradores se organizam para instalar câmeras de monitoramento, contratar seguranças e montar grupos de aviso em aplicativos de celulares.


Civil e militar


No segundo painel do encontro, participarão o diretor do Departamento de Polícia Civil da região, delegado Manoel Gatto, o subcomandante do 6º Batalhão da Polícia Militar na região, o major Gustavo Pereira Lima Magnani, e a coordenadora do curso de graduação em Segurança Pública da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a professora Fabíola Adami.


As inscrições são limitadas e podem ser feitas gratuitamente pelo www.atribuna.com.br/aregiaoempauta.


O auditório TV Tribuna fica na Rua João Pessoa, 350, no Paquetá, em Santos.


Arquivo de notícias

bottom of page