top of page

Coronel Camilo é pré-candidato a Deputado Estadual


Coronel Camilo, Deputado Estadual em São Paulo, foi vereador da capital paulista entre 2013 e 2015 e Comandante da Polícia Militar entre 2009 e 2012. Atuou na Polícia Militar por 33 anos. Neste ano, é pré-candidato à recondução ao cargo de Deputado Estadual.

Durante toda a sua carreira militar e política, Coronel Camilo adotou como missão o lema: “melhorar a vida das pessoas”. Por isso, deixou um forte legado na Polícia Militar como um dos comandantes que mais humanizou a Corporação, incentivando o sentimento de pertencimento na tropa e ouvindo as demandas de todos os postos e graduações, do Soldado ao Coronel. Transparência total e valorização do Policial Militar eram os valores primordiais da sua gestão. O espírito agregador fez o Coronel Camilo apostar numa tropa motivada como a melhor estratégia de combate à criminalidade.

Em 2012, Coronel Camilo deixou a PM para continuar servindo à população, mas agora em outra esfera: o Poder Legislativo. Como parlamentar, entendeu que o foco da sua atuação política deveria ser o fortalecimento da segurança pública e o combate à desordem. Apenas com a sociedade civil atuando como parceira da Polícia - não como inimiga da ordem e fomentadora de condutas contrárias à legalidade - seria possível garantir segurança para todos. Apenas com espírito agregador entre militares e civis poderia, de fato, melhorar a vida das pessoas.

Com este espírito idealista, Coronel Camilo tem sido incansável na luta por melhorias na vida do policial militar e nas estratégias de combate à desordem urbana. Criou a “Operação Delegada”, uma grande inovação na segurança pública com benefício para todos: o Policial que, por adesão, pode obter uma renda extra na sua folga; a Prefeitura, que resolve problemas de desordem; o Estado, por aumentar o número de policiais fardados nas ruas; e, principalmente, para o cidadão. A Operação Delegada reduziu em média 70% a criminalidade onde foi implantada e melhorou a sensação de segurança.

Atento aos problemas sociais, Coronel Camilo criou a Lei dos Pancadões no Município, como Vereador, e no Estado, como Deputado. O objetivo é a autorização do uso das forças de segurança para coibir os chamados “Pancadões”, show não autorizado que começa com o som excessivamente alto e se desdobra na prática de crimes, principalmente o tráfico de drogas, oferta de bebida alcóolica aos menores e agressões.

Para envolver toda a sociedade no combate à criminalidade, colocando em prática a norma constitucional que define a segurança pública como um “dever do Estado e responsabilidade de todos”, Coronel Camilo transformou em lei, como Deputado Estadual, o programa Vizinhança Solidária, incentivado por ele em 2009 durante o seu Comando, quando ocorreram as primeiras experiências com o projeto, e institucionalizado na PM em 2013. O objetivo do programa é a integração proativa dos vizinhos em ações preventivas inibidoras dos crimes e da desordem urbana, através do contato direto entre os moradores e a Polícia Militar.

Coronel Camilo tem como bandeiras principais a segurança pública e a internalização de valores de cidadania. Na primeira trabalhando pela valorização dos policiais e ações que reduzam a criminalidade e melhorem a sensação de segurança; e na segunda bandeira, trabalhando em ações de incentivo, internalização e disseminação de valores éticos, morais, de civismo, patriotismo, solidariedade e, principalmente, de respeito entre as pessoas. Entre as estratégias para a educação básica é autor do projeto que institui a matéria Ética e Cidadania no currículo das escolas estaduais, resgatando a antiga Educação Moral e Cívica.

FORMAÇÃO: Coronel Camilo graduou-se pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1981 e é pós-graduado em Segurança Pública pelo Centro de Estudos Superiores da Polícia Militar. Especializou-se e atuou nas áreas de Bombeiros e de Tecnologia da Informação. É Administrador de Empresas pelo Mackenzie, Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado (MBA) em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Se você acredita no trabalho que prestigia a ordem, a meritocracia, a segurança e o respeito à família, agradecemos a sua contribuição – em qualquer quantia – para que o Deputado Coronel Camilo continue fazendo a diferença na vida das pessoas e restaurando os princípios da solidariedade cívica.



Arquivo de notícias

bottom of page