top of page

Homenagem aos heróis do fogo na Assembleia Legislativa



A Assembleia Legislativa de São Paulo amanheceu cercada por bombeiros e cães farejadores que vieram para uma missão especial. Por iniciativa do Deputado Coronel Camilo, o Corpo de Bombeiros Paulista foi homenageado em cerimônia alusiva ao Dia do Bombeiro, celebrado em julho. Policiais que atuaram junto aos bombeiros no incêndio no prédio no Largo do Paiçandu, no centro de São Paulo, também foram homenageados, além dos cães farejadores.


O Deputado Coronel Camilo destacou o trabalho dos bombeiros, falou sobre o comprometimento da equipe do Sargento Diego Pereira dos Santos, que foi condecorada com a "Medalha da Constituição da Assembleia Legislativa" pela coragem a entrar em um prédio vizinho ao do incêndio e se aproximar de uma vítima que precisava de ajuda. O prédio, porém veio abaixo e o homem que estava prestes a ser salvo, morreu. O parlamentar também ressaltou a agilidade que os policiais da área e do Batalhão de Trânsito tiveram para retirar os moradores do local. “Evitaram que a tragédia fosse muito maior ”, disse Camilo.


Bombeiros adestradores e seus cães, das raças Pastor Belga Malinois e Labrador, que realizaram intenso trabalho de busca por vítimas sob os escombros do prédio, receberam diplomas e medalhas. Presente na solenidade, o Comandante da Instituição, Coronel Eduardo, agradeceu a iniciativa do Coronel Camilo e lembrou inúmeras ações dos Bombeiros em tragédias ocorridas anteriormente. O oficial lembrou a recente aprovação pelo Legislativo de lei que destina diretamente àquela instituição a verba oriunda de taxa cobrada pelos serviços realizados pelo Corpo de Bombeiros.


Já o Comandante-Geral da Corporação, Coronel Marcelo Vieira Salles, disse que temeu pelas vidas de bombeiros e policiais que se encontravam no local do incêndio quando soube do desabamento do prédio. Ele também exaltou a presteza do atendimento dos primeiros policiais que chegaram ao local. O Secretário-Adjunto da Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, em sua fala, enalteceu a iniciativa pela “justa homenagem” aos bombeiros e policiais que se desdobram no atendimento diário de diversas ocorrências.


No evento que terminou meio-dia, estiveram diversas entidades ligados aos policiais e Conselhos Comunitários de Segurança, além da Associação Comercial de Pinheiros. O presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos, o Subtenente Marco Antonio Zanca. Ele falou sobre a importância dos bombeiros para a população e ressaltou o trabalho de dedicação do policial.Ao longo do evento, foram passados dois vídeos com fotos do Fotógrafo Alberto Takaoka e fotos de antigas ocorrências atendidas pelos bombeiros.


Arquivo de notícias

bottom of page