top of page

Deputado debate saúde ocular dos PMs


Na mais nova edição do "Café com o Deputado Coronel Camilo", os convidados do dia, 27/3, foram o médico oftalmologista Carlos Eduardo Villas Bôas Jr, policial e especialista do Hospital da Polícia Militar (HPM), Eduardo Villaça Filho, do Centro Cirúrgico Bela Vista, Flávia Lopes Delgado, médica anestesiologista, Alexandre Minioli, médico anestesiologista, Flávia Montezzo Villaça, instrumentadora e Maria Villaça, mãe do Dr. Villaça.


Em pauta, Coronel Camilo fez um agradecimento especial ao Dr. Villas Bôas pelos serviços prestados durante um Mutirão da Catarata, no HPM. Camilo ainda lembrou da continuidade do trabalho do oftalmologista Villas Bôas com a população em geral, principalmente na zona norte, onde ele também atua em uma clínica.


Segundo Villas Bôas, a ideia do Mutirão de Catarata para PMs surgiu após a constatação de que havia pelo menos 200 policiais na fila de espera para a cirurgia de catarata no Hospital da PM: aproximadamente 70% dos pacientes eram Veteranos da Reserva e necessitavam de pronto atendimento.


Em meio a essa situação, o Dr. Villas Bôas e o Dr. Eduardo Villaça criaram o mutirão para pôr fim ao número, que era preocupante. Em apenas três dias, foram feitas, segundo Villaça, 180 cirurgias de catarata, praticamente zerando a fila.


Na ocasião, foram discutidas possíveis ações preventivas, como viabilizar o 3º ano da Campanha do Glaucoma e a Campanha do Olho Seco, que terá como público principal policiais do Central de Operações da Polícia Militar (COPOM), e o tratamento a laser para corrigir a refração dos olhos. Neste caso do COPOM, os PMs ficam longo tempo diante das telas do computador.


Ao final do encontro, que ocorreu na Assembleia Legislativa às 10h, Camilo sinalizou aos médicos presentes no Café a possibilidade de se criar um consultório volante de oftalmologia para triagem e diagnóstico de doenças, entre elas a catarata. O Café foi acompanhado pela Coronel Maria Carvalho, Coordenadora de Imprensa do Deputado Coronel Camilo. Para enviar sugestões de convidados para o Café, que ocorre quinzenalmente, basta mandar uma mensagem inbox no Facebook: Coronel Camilo



Arquivo de notícias

bottom of page