Urgente: CPI do Condepe tem Coronel Camilo como relator dos trabalhos

 

 

Na tarde desta quarta-feira, dia 6, o Deputado Estadual Coronel Camilo foi eleito, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o descritor de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) organizada para investigar pessoas envolvidas com o crime e que já pertenceram ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe).

 

Os acusados são citados na Operação conhecida como Ethos, deflagrada em novembro do ano passado pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual – por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Esta foi a primeira reunião da CPI, presidida pelo Deputado Estadual Coronel Telhada.

 

Luiz Carlos dos Santos chegou a ter cargo de vice-presidente do Condepe. Ano passado, ele foi preso por suspeita de cooperação com o PCC, uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios. Aos policiais, ele contou ter recebido R$ 2 mil por mês de criminosos.

 

Coronel Camilo foi Comandante-Geral da Polícia Militar (2009 a 2012) e explicou a importância dos trabalhos, a serem realizados sempre no Plenário Tiradentes, no 1º andar da ALESP. Segundo Camilo, a ideia é ajudar o CONDEPE e, consequentemente, toda a população. De acordo com parlamentar integrantes atuais do Condepe serão convidados a comparecer nos encontros.

 

Atualmente, é o CONDEPE que escolhe nomes para a Ouvidoria da Polícia. Os concorrentes são avaliados, posteriormente, pelo governador em uma lista tríplice.

 

Projeto - No começo deste ano, Camilo apresentou um projeto para que o Governo, por meio do secretário de Justiça, escolha o ouvidor - sem as indicações exclusivas do Condepe. O projeto inclui ainda a destituição do Ouvidor atual, Julio Cesar Neves. A justificativa é de que ele vai aos veículos de comunicação denegrir a imagem da PM antes mesmo de conhecer o caso, além disso, agiria com parcialidade.

 

A próxima reunião da CPI está marcada para dia 13, às 14h. Fazem parte da CPI os deputados: Coronel Camilo, Coronel Telhada, Beth Sahão, Cezinha de Madureira, Ed Thomas e Doutor Ulisses.

 

Please reload

Arquivo de notícias

18/12/2018

Please reload

Desenvolvido por @carinarabelo.com