Livro relata os desafios da desocupação do Pinheirinho


O Caso Pinheirinho, como ficou conhecida a maior reintegração de posse da América Latina, em 2012, foi o tema central do livro Simbiose com Você Mesmo, do Coronel Manoel Messias Mello, comandante daquela operação. O Deputado Coronel Camilo (PSD), Comandante-Geral da Corporação à época, participou da cerimônia de lançamento da obra na terça-feira, 21/11, na Assembleia Legislativa.


Coronel Camilo observou que não há alegria em uma desocupação, mas ressaltou que o planejamento, a estratégia e a execução daquela foram um marco na história da Corporação. “A operação toda foi exemplar e é muito bom termos acesso à visão de quem a gerenciou. Foram mais de 2 mil policiais atuando naquela reintegração, que foi acompanhada por juízes, promotores, conselheiros tutelares, assistentes sociais, dentre outros interessados”.


O autor do livro afirmou que só há um fato para ser descrito e que sua versão baseia-se na verdade real dos acontecimentos. Messias Mello lembra alguns aspectos que retratam a dificuldade da operação, como a extensão da área, de 1,5 milhão de metros quadrados; e o grande número de habitantes no local, superior a sete mil moradores. O Coronel afirma a tensão e a inquietude naturais diante de um desafio tão grande levaram a uma maior concentração e foco no planejamento e execução da operação. “Ficamos triste de ter de retirar pessoas do locam onde moram, mas temos a consciência tranquila por termos cumprido bem a nossa missão, que teve sucesso no seu objetivo de preservar a vida e o patrimônio”, declarou.


A coronel Eliane Nikoluk, atual comandante da região do Vale do Paraíba, onde se deu a desocupação, destacou a iniciativa do Coronel Manoel Messias Mello, que traz a visão do comandante da operação e dá possibilidade de o leitor conhecer melhor o papel da Polícia Militar nessas operações, que é o de garantir a ordem pública, bem como os desafios que os envolvidos nessas operações enfrentam.


As fotos deste e de outros eventos do parlamentar podem ser acessadas através do link: https://www.flickr.com/photos/coronelcamilo/



Arquivo de notícias

Desenvolvido por @carinarabelo.com