top of page

Em juri simulado, Coronel Camilo comanda a Força Pública paulista


O Deputado Coronel Camilo (PSD) participou nesta sexta-feira, dia 7/7, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, juntamente com outras autoridades, do Juri Simulado Caso MMDC, que retratou o julgamento dos envolvidos na morte dos quatro manifestantes que se tornaram mártires da Revolução Constitucionalista de 1932.


Camilo, que foi homenageado na solenidade com a Medalha de São Paulo - láurea criada em 1932 para angariar fundos para a guerrilha, representou o Comandante da Força Pública, cargo semelhante ao que ele ocupou quando Comandou a Polícia Militar do Estado de São Paulo entre 2009 e 2012.


O julgamento foi conduzida pelo presidente do Judiciário paulista, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Representou o Ministério Público do Juri o Deputado Fernando Capez. Já a Defesa, foi representada pelo advogado Luiz Flávio Borges D’Urso.


“Procuramos retratar nesta encenação um dos momentos mais importantes da história do Brasil. O Estado de São Paulo nunca foi separatista, mas lutou bravamente pelo restabelecimento da democracia, exigindo uma nova Constituição e eleições presidenciais”, afirmou Camilo.


A morte dos manifestantes Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo decorrentes de um confronto, em 23 de maio de 1932, com as tropas federais do governo de Getúlio Vargas, em foi um marco naquele movimento constitucionalista e as iniciais destes mártires MMDC passou a formar a sigla da entidade civil que apoiava a guerrilha.


O evento foi coordenado pelo advogado Sidnei Lobo Pedroso e teve a participação de inúmeros figurinistas e militares da Escola Superior de Soldados. Contou, ainda, com a participação do jornalista Percival de Souza, da delegada Elisabete Sato, do médico e perito forense Guido Palomba e Coronel Luiz Arruda, dentre outros.


As fotos do evento podem ser vistas na página oficial do deputado Coronel Camilo e também através do seguinte endereço: https://www.flickr.com/photos/coronelcamilo/





, completa 85 anos em 9 de julho próximo. Esse importante momento ocorrido no Estado de São Paulo foi lembrado nesta sexta-feira, 7/7,





Arquivo de notícias

bottom of page