top of page

Civilidade: Ato Solene comemora 13 anos da Escola da Família


O Deputado Estadual Coronel Camilo promoveu, na manhã desta terça, dia 23, um Ato Solene para celebrar os 13 anos do Programa Escola da Família na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


O programa, que existe desde 2003, estimula a abertura das escolas públicas aos finais de semana para que crianças e jovens, bem como toda a comunidade, possam realizar atividades nesses dias, como um evento extra-classe.


“Este é um programa fundamental para a aproximação de pais e alunos, no sentido de que pais e a comunidade devem estreitar laços para que crianças e jovens aumentem os vínculos com a escola e possam ficar mais distantes da vulnerabilidade”, afirmou o Deputado Coronel Camilo.


O Secretário Estadual da Educação, José Renato Nalini, esteve presente e lembrou que é preciso resgatar valores de civilidade e restabelecer o compromisso da família na educação. “Precisamos fomentar a educação e claramente reconhecermos na Secretaria que a escola onde há o programa tem sua estrutura mais preservada e onde o sentimento das pessoas em que a escola como um todo as pertence é claro. A comunidade passa a cuidar daquilo que reconhece como seu”, explicou.


O programa é implantado em regiões onde há maior vulnerabilidade econômica e social e nestes 13 anos foi aplicado em 626 municípios, em aproximadamente 1.300 unidades escolares e com mais de 1 milhão e 300 mil atividades propostas até hoje.


Camilo lembrou ainda que é presidente de duas Frentes instaladas na Assembleia: a da Segurança e da Família, Cidadania e Cultura. Ele afirmou que os dois espaços de debates estão abertos aos professores presentes para que levem propostas e sugestões que auxiliem nas questões de educação.


“Por acreditar na escola e no trabalho dos nossos professores, estive em reunião com o secretário Nalini e com o Professor Francisco José Carbonari (Presidente do Conselho Estadual de Educação), para que inclua a disciplina de cidadania nas escolas, para que desta forma possamos resgatar o respeito e os valores que nossos jovens devem ter”, informou o deputado.


O ato contou com a presença dos Deputados Coronel Camilo, proponente e presidente dos trabalhos, Pedro Tobias; Secretário Estadual de Educação, José Renato Nalini; com o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Francisco Antônio Poli, com o Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Antônio Henrique Filho; e o Coordenador Geral do Programa Escolada Família, Ricardo Addeo Dias.


Arquivo de notícias

bottom of page