top of page

Coronel Camilo fala sobre segurança pública na Distrital Centro



No dia 12 de maio, foi realizada a 17ª Reunião Ordinária da Diretoria Executiva e Conselho Diretor da Distrital Centro. A R.O. O evento contou com a participação especial do Deputado Estadual Cel. Álvaro Batista Camilo, que ministrou palestra sobre o tema "Segurança Pública e Vizinhança Solidária" e tirou diversas dúvidas dos conselheiros e convidados presentes sobre diversos assuntos voltados à questão de segurança pública.


O Cel. Camilo nasceu em Ferraz de Vasconcelos e está há mais de 30 anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Chegou ao cargo máximo da instituição: foi seu Comandante-Geral entre abril de 2009 a abril de 2012. Graduou-se pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1981 e é pós-graduado em Segurança Pública pelo Centro de Estudos Superiores da Polícia Militar. Especializou-se e atuou nas áreas de Bombeiro e Tecnologia da Informação. Formou-se administrador de empresas pelo Mackenzie, é pós-graduado (MBA) em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD) nas eleições de 2014.


Na ocasião, o Cel. Camilo destacou os princípios fundamentais que norteiam todas as ações da Polícia Militar, sendo eles: Direitos Humanos, Polícia Comunitária e Gestão pela Qualidade. Também foi destacada a importância da realização do boletim de ocorrência, para a identificação das áreas com maior incidência de delitos e, consequentemente, embasamento para a definição da área de atuação da PM.


Camilo explicou as três partes que norteiam um crime: o ambiente, o infrator e a vítima, "A oportunidade é uma das principais causas de crime", expressão cunhada pelos pesquisadores Clarke e Felson em 1998.


Também foram abordadas outras questões como a operação delegada no centro da capital paulista, a Lei dos pancadões e a importância da vizinhança solidária, que consiste na população auxiliar a PM no enfrentamento da desordem urbana e do crime, acionando-a quando identificar atitudes suspeitas. "Essa a ação já ocorre com sucesso em outros países", explicou o Deputado Coronel Camilo.


Arquivo de notícias

bottom of page