Coronel Camilo propõe reconhecimento de Jundiaí como município turístico de São Paulo

 

Nesta segunda-feira, 28 de março, o Deputado Estadual Coronel Camilo protocolou o Projeto de Lei 255/2016, que solicita o reconhecimento de Jundiaí como município de interesse turístico no Estado de São Paulo. Com a inclusão da cidade nesta categoria, o município será contemplado com a isenção de parte dos tributos estaduais.

 

Jundiaí tem 397 mil habitantes e mais de 1.600 indústrias, entre elas inúmeras multinacionais de alta tecnologia. A cidade é considerada a 8ª economia do Estado e uma das principais do país, além de ser reconhecida como a cidade que possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano de São Paulo.

 

O calendário de festas é outra característica turística do município. A Festa da Uva, cuja primeira edição aconteceu em 1934, é famosa nacionalmente. A cidade foi berço do desenvolvimento da uva Niágara Rosada, a uva de mesa mais consumida no país.

 

Outras atrações são a Festa Italiana, integrante do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo; a Festa Portuguesa; a Festa do Vinho Artesanal e tantas outras atividades realizadas em vários bairros da cidade, guardando assim a tradição da vivência em comunidade e um pouco do jeito caipira de viver, típico das pequenas cidades do interior. A última edição da Festa da Uva recebeu 153 mil visitantes.

 

O município também apresenta atrativos de natureza cultural, como museus, prédios históricos e igrejas e ainda atrativos naturais, em especial em função de possuir grande parte das terras da Serra do Japi, considerada patrimônio natural brasileiro e declarada pela UNESCO, em 1992, como Reserva da Biosfera, a segunda maior diversidade de borboletas do planeta.

 

Jundiaí recebe pelo menos 3,5 mil turistas por final de semana. No último ano, foram registrados 120.830 turistas de negócios e 339.000 turistas de lazer.

 

“Por estas características, é mais do que justo o reconhecimento de Jundiaí como município de interesse turístico do Estado”, afirma o Deputado Coronel Camilo, autor da proposta.

Please reload

Arquivo de notícias

18/12/2018

Please reload

Desenvolvido por @carinarabelo.com