top of page

Parabéns ao nosso Corpo de Bombeiros


No último dia 10 de março comemoramos o aniversário do Corpo de Bombeiros, instituído em 1880. Além de Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fui policial e bombeiro. Conheço os riscos e vitórias da profissão e por isso parabenizo esses homens e mulheres abnegados que estudam, são treinados e trabalham para salvar vidas.


Este mês, em especial, tem sido atípico, com fortes chuvas que ocasionaram deslizamentos de terra e soterramentos. Infelizmente, o trabalho de grande parte dos nossos heróis tem se concentrado em cidades da Grande São Paulo e imediações, como Mairiporã, Franco da Rocha, Francisco Morato, Itatiba, Itapevi, Guarulhos e Cajamar, em busca de vítimas.


Na cidade de Mairiporã os esforços desses profissionais incansáveis ultrapassaram 90 horas de buscas às pessoas soterradas. Para auxiliar na procura por desaparecidos, como de costume, foram utilizados cães farejadores durante a madrugada logo após o ocorrido.


A tecnologia também foi empregada neste caso, com a utilização de drones, para que o comandante da operação pudesse ter uma visão mais ampla para avaliação do terreno no local, auxiliando na busca de sobreviventes e garantindo a segurança das equipes em campo.


Não é fácil o trabalho de remoção de vítimas de escombros e sob uma montanha de terra, porém, o trabalho desses heróis é imprescindível, sempre com a esperança de salvar vidas. Sabemos que, com o passar das horas, isso fica cada vez mais difícil. Mas precisamos fazer o duro trabalho de entregar a vítima aos seus familiares. Infelizmente, foram encontradas 25 vítimas fatais.


Ainda sobre o importante trabalho do nosso Corpo de Bombeiros, não posso deixar de citar o incêndio ocorrido num Shopping popular na região do Brás, no centro da Capital, que teve início às 9h do último sábado, dia 12, com o deslocamento de 130 homens e 45 viaturas para o controle do fogo. Durante a ocorrência, uma laje desabou, ferindo gravemente o sargento Rodrigo Sighi Bertolo, que foi encaminhado ao Hospital das Clínicas. Ele quebrou a perna, inalou muita fumaça, mas passa bem. Dois dias antes do incêndio havia recebido uma Medalha na Assembleia Legislativa, em solenidade da qual participei. São estes nossos heróis também trabalhando para salvar e proteger.


Artigo publicado 16/03/2016 no Jornal Estação


Arquivo de notícias

bottom of page