Coronel Camilo convida para a cerimônia de comemoração dos 60 anos da Fundação Santos-Dumont

 

O Deputado Estadual Coronel Camilo convida para a cerimônia de comemoração dos 60 anos da Fundação Santos-Dumont, que será realizada no dia 7 de março, às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

Na ocasião, também será realizada a posse da Diretoria Executiva, presidida pelo Major Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Pertusi, e dos conselheiros da Fundação. 

 

Coronel Camilo assume uma cadeira no Conselho de Curadores e o Coronel Danilo Antão Fernandes, chefe de gabinete do deputado, será empossado como secretário da Fundação Santos-Dumont.

 

O evento contará com uma exposição de fotografias dos 75 anos da Aeronáutica e exibição do avião Demoiselle, criado por Santos Dumont.

 

O grande personagem brasileiro que marcou a história da aviação foi homenageado no ano passado pelo Deputado Coronel Camilo, que comemorou os 142 anos do nascimento do aviador em sessão solene na Assembleia Legislativa.

 

Histórico

A Fundação Santos Dumont foi criada em 05 de outubro de 1956. É uma instituição cultural de direito privado, sem fins lucrativos e fiscalizada pelo Ministério Público.

Colaborou e apoiou o desenvolvimento da aeronáutica contribuindo com a criação da aviação civil.

Evocando Santos Dumont que afirmou que inventar é transcender, em 16 de outubro de 1960 inaugurou o Museu de Aeronáutica, na época pioneiro e o maior da América Latina, no gênero. Com concepção espacial inspirada em um disco voador, a edificação original (hoje Oca), foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o cálculo estrutural é de José Carlos Figueiredo Ferraz.

O Museu foi idealizado pelo Comte. Amadeu da Silveira Saraiva. Entre os fundadores, a Fundação contou com a participação de Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo e Assis Chateaubriand. Ao longo de três décadas funcionou no Parque do Ibirapuera.

Utilidade Pública

Foi decretada de Utilidade Pública Estadual em 14 de novembro de 1969 e Municipal em 16 de agosto de 1978.

Objetivos

A Fundação Santos Dumont é detentora de um dos mais importantes acervos da  história da aviação brasileira e atua no resgate da memória aeronáutica  através dos exemplos de idealismo, dedicação, perseverança, coragem e desprendimento, que são fortes marcas de Alberto Santos Dumont e  de tantos outros importantes nomes da nossa história.

A Fundação trabalha para entregar ao público novamente um museu que seja um espaço cultural condizente com sua importância histórica, adequado à interatividade, ao avanço tecnológico e dinâmico contemporâneo dos grandes museus.

 

Confira o acervo da Fundação Santos Dumont.

 

 

 

Please reload

Arquivo de notícias

18/12/2018

Please reload

Desenvolvido por @carinarabelo.com