top of page

Fique atento! Faça uma viagem segura



Com a saída dos paulistanos para o litoral e cidades do Interior do Estado é necessário redobrar a segurança nas estradas. Todos os anos, pelo menos 1,9 milhão de carros deixam a cidade. Por isso, os cuidados vão desde uma detalhada revisão do veículo até a elaboração de mapas que indiquem o melhor trajeto do local a ser visitado.


Pequenas ações protegem a sua família e ajudam a evitar a prática de crimes muito comuns nesta época do ano. Antes de você seguir viagem, verifique se seu carro está em ordem para impedir panes e paradas desnecessárias nas rodovias. Consulte os sites das concessionárias que administram as estradas de sua preferência. Desta forma, é possível saber se as empresas irão desenvolver estratégias para facilitar o tráfego nas vias.


Para a segurança de todos, mantenha as portas do carro sempre trancadas e evite comprar produtos de pessoas estranhas durante congestionamentos. Geralmente, podem existir ‘olheiros’ nestes grupos que passam informações para delinquentes agirem mais adiante. Também não estacione em lugares escuros e com pouca visibilidade. Ao longo das estradas, existem bases da Polícia Militar com profissionais preparados para atender o cidadão e esclarecer dúvidas.


O setor de inteligência da PM tem feito estudos sobre locais com mais ocorrências para poder organizar blitze em pontos considerados perigosos. Outra ação comum é reduzir as folgas do efetivo da corporação para que mais policiais estejam presentes nas estradas e também nas cidades mais procuradas pelos turistas. É a chamada Operação Verão, que costumar reunir, em média, por temporada, cerca de 4 mil homens e mulheres. O objetivo do trabalho é ampliar a fiscalização e reduzir a criminalidade durante a temporada.


Fique alerta antes de sair de sua residência. Suspenda assinaturas de jornais e revistas enquanto você estiver fora para que correspondências não se acumulem nas portas, uma vez que isso indica que o imóvel está vazio e vulnerável.


De preferência, evite divulgar a viagem para muitas pessoas e guarde joias e dinheiro em locais seguros. Em apartamentos, as mesmas ações podem ser repetidas, mas de forma diferente. É interessante não entregar a chave na portaria. Aliás, alguns prédios já têm evitado manter essa prática até mesmo para evitar problemas desta natureza.


Não é preciso muito para garantir um divertimento seguro. Desta forma, todos ganham e o período de férias tão esperado trará sempre boas lembranças. Aproveite os dias que virão e que 2016 seja de sucesso e alegrias para todos.


Arquivo de notícias

bottom of page