top of page

Sessão solene em homenagem ao bicentenário de Dom Bosco reúne personalidades religiosas



Para prestar um reconhecimento ao sacerdote católico italiano, fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales e conhecido como "Pai e Mestre da Juventude", o Deputado Estadual Coronel Camilo homenageou na quinta-feira, 29/10, o bicentenário do nascimento de Dom Bosco.


Estiveram presentes alunos e ex-alunos Salesianos, professores, além das autoridades que irão compor a mesa principal da solenidade, o Deputado Estadual Coronel Camilo; o Padre Roque Luiz Sibioni - Vice-provincial da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Salesianos de Dom Bosco; a Irmã Helena Gesser - Provincial da Inspetoria Santa Catarina de Senna, Filhas de Maria Auxiliadora; a Irmã Alzira Nakashima - Provincial das Irmãs de Caridade de Jesus; Dom Carlos Lema Garcia - Bispo auxiliar de São Paulo e responsável pela área de educação e juventude; e o Padre Rosalvino Morán Viñayo - representando todos os diretores da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Salesianos de Dom Bosco.


Nascido em Becchi em 16 de agosto de 1815, e morto em Turim, em 31 de janeiro de 1888, Dom Bosco se destacou pelas obras de caridade e pela transmissão de valores cristãos e bom caráter aos jovens. Foi santificado em 1934 como o padroeiro dos jovens e aprendizes. O sacerdote desenvolveu a educação infanto-juvenil e o ensino profissional, sendo um dos criadores do sistema preventivo em educação.


Seguindo a mesma tradição do sacerdote, as obras sociais de Dom Bosco em São Paulo dedicam parte das suas atividades à recuperação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou conflito com a lei. As Obras Sociais Dom Bosco têm uma forte atuação na Zona Leste da Capital.


A ação educativa junto à criança e o adolescente é considerada uma estratégia fundamental pelo Deputado Estadual Coronel Camilo para a melhoria da sociedade.


"A melhor forma de prevenção da criminalidade é através da educação e fortalecimento da família pelo resgate dos valores e tradições, principalmente entre os jovens", afirma o deputado.


A Sessão Solene foi realizada no plenário Juscelino Kubitscheck, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.



Arquivo de notícias

bottom of page