top of page

Sessão solene na ALESP comemora aniversário de Santos Dumont



Nesta sexta-feira, 18/09, o deputado estadual Coronel Camilo realizou uma sessão solene em comemoração aos 142 anos do nascimento de Santos Dumont, conhecido como o “Pai da Aviação” ou “Marechal do Ar”. Veja a galeria de fotos do evento.


Participaram da solenidade diversas autoridades do Poder Legislativo, Polícia Militar e Aeronáutica, entre elas, o ex-Ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Walter Werner Bräuer; o ex-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo; o Presidente da ALESP, Fernando Capez; e os deputados estaduais Coronel Camilo e Coronel Telhada. O evento reuniu mais de 200 pessoas, incluindo estudantes do curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi-Morumbi.


O Brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo fez um relato da vida de Santos Dumont. Além de ser o pai da aviação, Santos Dumont também pode ser considerado o responsável pela invenção do modelo de relógio de pulso. Em uma das conversas com o seu amigo Louis-François Cartier, então joalheiro e relojoeiro em Paris, Dumont fez uma encomenda especial. O aviador precisava monitorar o voo de um dos seus dirigíveis, que deveria ser realizado em até 30 minutos.


“Para controlar o tempo do voo, Santos Dumont encomendou ao Cartier um modelo de relógio de pulso”, disse o brigadeiro Azevedo, especialista na biografia de Santos Dumont. A partir de então, os relógios de bolso foram ficando no passado.


Santos Dumont não deixou a sua contribuição apenas para o Brasil e para o Mundo. São Paulo foi um dos estados brasileiros que mais se beneficiaram da tecnologia criada pelo “Pai da Aviação”.



O Coronel Carlos Eduardo Falconi, Comandante do Grupamento Aéreo da PM de São Paulo, falou sobre as inúmeras contribuições da aviação militar para as ações da PM Paulista.


Em 17 de dezembro de 1913, apenas 7 anos após o primeiro voo do 14 Bis, a Polícia Militar de São Paulo (conhecida na época como Força Pública), criou a escola e a esquadrilha de aviação militar do Estado, no aeródromo do Campo de Marte. Na Revolução Constitucionalista de 1932, os “gaviões de penacho”, como eram chamados os pilotos das aeronaves da Força Pública, foram atores fundamentais para a derrubada da ditadura de Getúlio Vargas.


Em 1984, durante intensas manifestações populares contra os equipamentos militares no Brasil, o Governador de São Paulo Franco Montoro enfrentou a opinião pública e permitiu a aquisição de “helicópteros esquilos” para as polícias militar e civil. As aeronaves se tornaram equipamentos fundamentais para a segurança pública do Estado.


“Foram vários desafios que a aviação de São Paulo teve que superar ao longo da história”, afirmou o Coronel Falconi. “Temos muito o que agradecer à Força Aérea Brasileira e à Marinha pela parceria que tivemos durante todos estes anos”.


São Paulo oferece um serviço extremamente eficaz no resgate e atendimento médico de urgência à população através das aeronaves da PM. Nos 10 hangares de São Paulo, há pelo menos um helicóptero da PM para atender qualquer tipo de ocorrência. “Nossa aviação está em franco crescimento”, afirmou Falconi.


Neste ano, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo será substituído pelo novo Comando de Aviação da Polícia Militar, com uma estrutura mais moderna e de acordo com as últimas normas e doutrinas de segurança operacional na aviação.


“São Paulo tem uma das maiores estruturas de aviação de segurança pública das Américas. Estamos de portas abertas para a população paulista”, finalizou o Coronel Falconi.


Durante sua gestão no Comando Geral, entre os anos de 2009 e 2012, o deputado estadual Coronel Camilo dobrou o número de bases aéreas em São Paulo, passando de 5 para 10 hangares. “Isto permite que 85% da população esteja a apenas 15 minutos de um helicóptero Águia”, afirmou Coronel Camilo.


Ao final do evento, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto Santos Dumont, que será presidida pelo Coronel PM Edson Luiz Gaspar, coordenador do curso de aviação civil da Universidade Anhembi-Morumbi.


Confira o documentário sobre a vida de Santos Dumont


Arquivo de notícias

bottom of page