CONSEGs comemoram 30 anos em Sessão Solene na Assembleia Legislativa

 

A iniciativa foi proposta pelo Deputado Estadual Coronel Camilo e aconteceu no último dia 29 de maio. Para Camilo, a união entre a sociedade civil e os representantes do Poder Público é o caminho certo para aprimorar a segurança pública e melhorar a qualidade de vida nos bairros.

 

Cerca de 500 pessoas participaram, na Assembleia Legislativa, de uma Sessão Solene para homenagear os 30 anos dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs). A celebração foi uma iniciativa do Deputado Estadual Coronel Camilo e contou com a presença de 150 presidentes dos Conselhos de Segurança vindos de todo o Estado. 

 

O presidente da ALESP, Deputado Fernando Capez, abriu a sessão, que começou pontualmente às 10h30. Coronel Camilo acredita que as atividades dos CONSEGs são fundamentais na prevenção de crimes. "Em lugares onde a população participa, a questão da segurança dá muito certo", afirmou. Segundo ele, os Conselhos são exemplos a serem seguidos, além de despertarem o sentimento de pertencimento".  

 

Muitas autoridades ligadas ao tema estiveram presentes e compuseram a mesa de trabalhos: Coronel Mesquita, subcomandante da PM, Evado Coratto, coordenador estadual dos CONSEGs, o deputado Ricardo Montoro, o deputado Delegado Olim, o deputado Gil Lancaster e o líder do CONSEG de Atibaia, Hernanny Gutierres. O vereador Ari Friedenbach também prestigiou a solenidade, ao lado de representantes da Polícia Civil de São Paulo.

 

Maria Cantolini, presidente do CONSEG de Pontal, cidade a 374 km de distância da Capital, esteve na solenidade e afirmou que o convite foi importante: “gostei muito de participar da solenidade. Senti que o Coronel Camilo poderá nos ajudar muito. Voltei para Pontal maravilhada e com vontade de fazer ainda mais”.

 

Os representantes dos conselhos aproveitaram a vinda à Assembleia para trazer ofícios e reivindicações, seja para aumentar o efetivo policial ou ainda para auxílio junto à Superintendência dos CONSEGs, a instalação de unidades regionais dos conselhos para atender a todos, inclusive aos integrantes das cidades menores.

 

Já para o subsecretário de Segurança da cidade de Lorena e presidente do CONSEG, Darci de Lima, a iniciativa valeu para fortalecer os conselhos, bem como rever amigos. “Fiquei muito feliz em rever o Coronel Arruda e o deputado Delegado Olim. Este tipo de evento mostra que há pessoas interessadas e que podemos unir forças e sempre melhorar a questão da segurança.”

 

Assuntos ligados aos Conselhos Comunitários de Segurança continuarão em pauta nas reuniões da Frente Parlamentar de Segurança e na Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, que tem o Coronel Camilo como coordenador e vice-presidente, respectivamente.

 

História - Os CONSEGs foram criados a partir de Decreto Estadual nº 23.455, de 1985, pelo então governador Franco Montoro e se constituem, hoje, uma iniciativa de participação democrática da sociedade civil em temas de segurança e ordem pública.

Confira o vídeo com os melhores momentos da solenidade de 30 anos dos CONSEGs

 

Please reload

Arquivo de notícias

18/12/2018

Please reload

Desenvolvido por @carinarabelo.com