top of page

Avaliar os fatos com imparcialidade é fundamental para a boa informação


Após assistir reportagem veiculada pelo Jornal da Globo News com um tentativa clara de denegrir a imagem da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Deputado Coronel Camilo, que foi Comandante-Geral por três anos (2009 a 2012), fez alguns apontamentos sobre o ‘estudo exclusivo’ da emissora. Dias antes, o Deputado chegou a conceder entrevista ao jornal sobre outro tema.


A matéria foi veiculada ontem, 10/7, também no portal G1, e traz um dado: passa de 5 mil o número de mortos em decorrência de intervenção policial nos últimos 10 anos. “A reportagem, no ímpeto de criticar a PM, peca ao deixar de fazer uma análise, ignorando fatos relevantes, como o número de policiais mortos nesse mesmo período”, diz. “Não cita, sequer, a ações criminosas, como uma mulher de 45 anos que sofreu, no domingo, uma tentativa de assalto e requer agora cuidados médicos”, observa. Ela foi baleada na cabeça.


Sobre o Projeto de Lei alterando a forma de nomeação e exoneração do cargo de Ouvidor da Polícia proposto por Camilo e pauta da entrevista, a ideia, para o oficial, não é constranger ninguém e sim procurar corrigir a imparcialidade de um Ouvidor de Polícia. “O atual Ouvidor tem usado de sua garantia de permanência no cargo para julgar precipitadamente ações policiais, concedendo entrevistas antes de uma apuração detalhada, buscando colocar a população contra a Corporação’’, afirma Camilo. "O papel do ouvidor não é esse".


Outro apontamento feito pelo deputado é em relação às entrevistas. "Por que não falar dos cidadãos mortos e feridos por marginais nesses dez anos? Por que lhe interessa a desmoralização das forças de segurança? O PM acaba sendo morto pelo marginal pelo simples fato de ser policial. Seria interessante mostrar a mãe destes PMs, que sofrem perdas, mostrar os filhos que crescem sem os pais policiais e os filhos e familiares das vítimas dos latrocidas.


Foto: Assessoria de Imprensa Assembleia Legislativa


Assista ao vídeo:


http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/videos/v/mais-de-cinco-mil-pessoas-foram-mortas-por-policiais-em-sp-nos-ultimos-10-anos/5996574/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=gnews


Arquivo de notícias

bottom of page